mundo-jp-estudante-de-japones

Sites úteis pra quem estuda japonês

Imagine que você tivesse que aprender japonês, mas sem os confortos dos tempos de hoje, tais como celular e internet. Seria extremamente desconfortável né? Afinal só sobrariam as aulas presenciais de um professor e seu dicionário seria uma bíblia a ser carregada pra todos os lados. Se sua família não for japonesa, pior ainda! A imersão no idioma ficaria extremamente difícil, e para alguns, impossível.

Com o advento da internet e outras tecnologias, passamos a usar dicionários digitais e a ler sites, notícias, ou ver vídeos 100% em japonês.
A ideia deste artigo é essa, vamos listar os principais dicionários online e sites utilitários que são uma mão na roda para qualquer estudante de japonês.

Jisho.org

Mundo JP - jisho.orgComo o nome sugere, é um dicionário online bem completo e confiável, com foco na tradução do japonês para o inglês. Ele oferece também frases de exemplo e a ordem dos traços dos kanjis. Você também pode localizar o kanji por radical ou desenhá-lo para fazer a pesquisa.
Dica: se você adicionar o parâmetro #sentences na busca logo depois do termo, ele trará frases de exemplo do tatoeba.

Clique aqui para ir ao site.

Tatoeba

Mundo JP - Tatoeba

É um dicionário com uma proposta bastante diferente, ao invés de dar várias definições para a mesma palavra, mostra várias frases usando a palavra que você pesquisou, junto com a tradução da frase em inglês, português ou outros idiomas.

Nós criamos um artigo especialmente pra falar sobre o Tatoeba, mostrando todas as suas facilidades. Clique aqui para ir ao artigo.

Conversor de números

 

Mundo JP - Number ConvertorSe você tem dificuldades em lembrar de como são os números em japonês, este site é pra você! Com ele você pode digitar o número que quiser no formato ocidental e ele vai converter o número para kanji, além de mostrar a leitura em hiragana e romaji.

Link para o site.

Conjugador de verbos

Mundo JP - Ultraman
Garoto propaganda do site…

Este site tem um banco de dados com a conjugação dos verbos mais comuns da língua japonesa.
Seu funcionamento é bem simples, basta digitar o verbo na forma de dicionário e clicar em “conjugate” e o site te mostrará várias formas verbais daquele verbo, incluindo as suas formas informais.

 

O site é mantido por uma comunidade e por isso é constantemente atualizado. Pode acontecer de a pesquisa de um determinado verbo retornar nada, mas daqui a um mês já trazer resultados.

Link para o site.

Goo jisho

Mundo JP - Goo jishoEste é um dicionário online mais tradicional, com a vantagem de ser 100% japonês. É um site feito para nativos.
Ao digitar alguma palavra, ele faz uma busca em várias seções e exibe pra você. Essas seções também podem ser selecionados no menu. São essas as principais:

  • aba 国語 – exibe o significado da palavra em japonês;
  • aba 類語 – exibe palavras que têm o mesmo significado (sinônimos);
  • aba 英和・和英 – exibe a tradução em inglês e também a tradução de outras palavras parecidas.

Link para o site.

Weblio

Mundo JP - WeblioSegue a mesma ideia do Goo jisho. Também é um dicionário de japonês feito para nativos. Seu diferencial é a aba 例文 (reibun) que é a seção que contém frases de exemplo para o termo pesquisado. As frases de exemplo estão somente em inglês, mas elas estão 100% corretas. O Weblio parece utilizar frases próprias, ou seja, é uma opção a mais caso você não encontre frases de exemplo no Tatoeba.

Link para o site.

Glosbe

Mundo JP - GlosbeUm dicionário mantido por uma grande comunidade cujo o foco não é somente a língua japonesa. Ele une a ideia de ser um dicionário tradicional, com a filosofia do Tatoeba. As frases de exemplos usadas pelo Glosbe vêm do próprio Tatoeba e também de arquivos de legenda do site opensubtitles.org.
A principal vantagem do Glosbe é estar disponível em português, isso é ótimo caso você tenha um pouco de dificuldade de usar os sites anteriores.

Link para o site.

Agora que você já têm sua caixa de ferramentas, ao trabalho!, Ou melhor… aos estudos! Espero que seus estudos fiquem mais produtivos com o uso dessas ferramentas.

Se você conhece algum site útil pra quem estuda japonês, por favor, poste nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *