Mundo JP - Cursos gratuitos de japonês

Lista de cursos gratuitos de japonês na internet

Nos dias de hoje, o primeiro professor acaba sendo a internet, não é mesmo? Provavelmente quando você decidiu começar a estudar japonês fez uma pesquisa no google né?
Infelizmente não existem tantos sites para se aprender japonês, cenário que é totalmente diferente do aprendizado de inglês. É mais raro ainda encontrar um site que ensine japonês, mas que seja escrito em português.

No artigo de hoje vamos listar alguns dos principais sites que oferecem cursos para estudantes iniciantes e intermediários que você pode encontrar hoje na internet.

Memrise

Mundo JP - Memrise
O Memrise é uma plataforma de ensino de idiomas bem conhecida. Tem também uma vasta biblioteca de cursos, para outros idiomas.
Diferente de alguns dos concorrentes, a maioria dos cursos não foram criados pela equipe do Memrise, e sim por seus próprios usuários. Os cursos oficiais geralmente têm uma qualidade melhor, como arquivos de áudio.

O problema do memrise é que ele é muito voltado para o estudo de palavras isoladas, isso é um problema, pois não se aprende um idioma estudando palavras, como em um dicionário. No entanto é um site perfeito para iniciantes, pois as primeiras lições focam no hiragana e no katakana, intercalando com algumas palavras e expressões mais corriqueiras.

Erin Challenge

Apesar do design do site seMundo JP - Erinr um pouco antigo e dar a impressão de ser um site mal feito, Erin Challenge é na minha opinião uma das melhores produções para estudantes de japonês.
O curso é dividido em 25 lições, que retratam a vida de uma estudante estrangeira que matricula-se em uma escola japonesa. Cada lição tem 7 seções.

O diferencial do curso é que todas as lições são em vídeo, 100% em japonês; todos os vídeos tem a opção de ligar ou desligar as legendas em português, em romaji, ou kana. Você tem acesso à transcrição de todos os vídeos, cada frase tem o seu áudio. Se preferir, pode ler também o versão em mangá do vídeo.

Apesar de não haver uma pessoa no curso que te explique cada frase, cada partícula e todo o resto que você está acostumado com outros cursos, o curso Erin Challenge se preocupa em facilitar a sua imersão no japonês, que no final das contas, é muito mais valioso.

Curso: vamos aprender japonês!


Outro curso com uma ideia um pouco parecida do Erin Challenge. Este aqui conta a história de Yan, um estrangeiro que vai ao Japão para trabalhar.
O diferencial aqui é que, além da história 100% em japonês, há também as explicações em português. O curso é um pouco mais lento que o Erin justamente por haver diversos exemplos para absorver bem a ideia da aula.

O que considero como ponto negativo é a presença do romaji até o final do curso, o que pode acostumar mal os estudantes, mantendo-os em uma zona de conforto ilusória.
Ao assistir esse curso, seja paciente! Ele é um pouco antigo e por isso os vídeos não estão em HD nem com um áudio perfeito.

Curso NHK

Mundo JP - NHK WorldTalvez um dos cursos mais conhecidos. São 48 lições com 10 minutos cada uma. As aulas estão apenas no formato .mp3, mas você pode baixá-las no seu computador ou no seu smartphone. Também há um arquivo .pdf que acompanha cada lição.
O curso também narra uma história: a protagonista Ana muda-se para o Japão para estudar.
Um ponto muito positivo é que os diálogos das lições, assim como nos outros cursos, são protagonizados por japoneses nativos, isso é ótimo para treinar os ouvidos. O ponto negativo é que o curso se preocupa muito mais em explicar o diálogo, e ao meu ver, explica com muitos jargões gramaticais, fugindo um pouco da vida real.

Conclusão

O principal assunto deste artigo foram os sites que oferecem cursos, então eu omiti aplicativos, sites utilitários, e também sites que funcionam como blogs (como o mundo jp). Estes assuntos ficam para um próximo artigo.

Se você conhece algum site que não esteja listado aqui, compartilhe nos comentários.

Agora que você já conhece alguns sites, esforce-se para absorver o máximo de japonês. Bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *