MundoJP-Anki

Aprenda e nunca mais esqueça utilizando o Anki

Você já ouviu falar do Anki? O Anki é um aplicativo que utiliza um sistema chamado de repetição espaçada, um método de aprendizagem baseado em repetições que começou a ser desenvolvido desde o século XIX, e que hoje existem algoritmos matemáticos desenvolvidos e aplicados em aplicativos como o Anki e vários outros na internet.

A importância da revisão

Você tem a sensação de que tem a pior memória do mundo e de que simplesmente não aprende nada por conta dela? Não se preocupe, você é normal!

A verdade é que nossa memória de curto prazo foi criada justamente para isso, gravar coisas importantes pra você naquele momento e depois simplesmente se desfazer delas.

Este gráfico mostra o tanto de informação que simplesmente que é esquecida ao passar dos tempos: 

Mundo JP - Curva de esquecimento

Mas não é isso que queremos quando estamos aprendendo um idioma não é mesmo? E então, o que devemos fazer?

Simples: mover a informação para a memória de longo prazo!

Este é um processo natural, que ocorre automaticamente na sua cabeça, até mesmo quando está dormindo. Nunca subestime a importância de dormir!

Porém isso não acontece de forma aleatória, isso está ligado diretamente com a frequência que você realiza revisões do que você já aprendeu.

Mundo JP - processo de repetição

O Anki serve justamente para te auxiliar no processo de revisão. Você pode adicionar informações em forma de flash-cards para poder revisá-lo a qualquer momento do dia, como na fila de um banco, no transporte público, ou qualquer momento que você simplesmente não tenha o que fazer.

Por que o Anki?

Porque é um aplicativo gratuito e Open Source. Isso significa que o código fonte é aberto para qualquer um. Ele é mantido por uma comunidade de usuários e não por empresas.

Instalação

O aplicativo está disponível para Windows, Mac, Linux, Android e IOS. Existe também a versão web que funciona em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Para ir até a página de download clique aqui.

Primeiros passos

Após a instalação, abra o Anki e você verá a seguinte tela:

Mundo JP - Tela Inicial

Seu primeiro passo é criar um “deck” ou baralho, que funciona como uma coleção de cartas. Você precisa dele para organizar seus flash-cards.

Clique no botão Create Deck e uma caixa de diálogo irá aparecer:

Mundo JP - Anki - Criação do Deck

Você precisa dar um nome para seu novo baralho. Isto serve apenas para que você possa identificá-lo.

Exemplo: Sentenças em japonês

Clicando em Ok você verá o seu baralho criado. Agora precisamos adicionar cartas nele.

Mundo JP - Anki

Antes de continuarmos, explicarei como funciona um flash-card.

Um flash-card é literalmente uma carta com duas faces: frente e trás.

O Anki, no processo de revisão, irá lhe exibir a parte da frente primeiro. Ela contém alguma informação que precisa ser revisada. Você irá olhar para ela e tentar entender o que está ali e respondê-la mentalmente. Feito isso, você irá “virar” a carta, ou seja ver o conteúdo que têm atrás dela. Nela contém a resposta e toda a informação para entender a parte da frente. Você irá confrontar isso com a resposta que pensou e julgar se sua resposta foi correta ou não.

Bom, vamos criar agora uma carta! Clique em Add e você irá para a seguinte tela:

Anki - Adicionar Cartas

Antes disso, perceba que o campo Deck está preenchido com o nome “Default” e nós queremos adicionar cartas no deck que criamos anteriormente. Vamos lá! Clique então no nome “Default

Mundo JP - Escolhendo o deck

Escolha o nome que você criou e em seguida no botão Choose. Não será necessário fazer isso novamente pois o Anki sempre vai guardar o ultimo deck que você utilizou.

Agora vamos preencher os campos Front e Back:

Mundo JP - Front e back

Perceba que, no primeiro campo eu coloquei uma frase em japonês, e no segundo, a tradução e algumas informações extras para me ajudar a entender a frase. Recomendo você colocar ao menos a tradução da frase e a leitura dos kanjis. Se sentir necessidade, coloque algum comentário que possa te ajudar.

Clique em Add e em seguida feche a janela.

Agora nós vamos fazer uma revisão no Anki para que você entenda bem como funciona.

De volta a tela inicial, clique no nome do seu deck e depois no botão study now:

Mundo JP - Revisão

O Anki sabe exatamente quais cartas você precisa revisar no dia, com base no dia que elas foram adicionadas e também no seu histórico de revisões. Esta é a minha primeira carta:

Mundo JP - Primeira Carta

Aqui estou vendo apenas a parte da frente da carta, ela contém uma sentença em japonês. Eu então a leio e tento lembrar de sua tradução e sua leitura correta.

Após esse exercício tenho que clicar no botão para mostrar a resposta:

Mundo JP - Carta do Anki

Agora estou vendo a parte de trás da carta. E simplesmente tenho que confrontar essa informação com o que eu pensei anteriormente:

  • Eu entendi o que a frase quis dizer?
  • As leituras estavam corretas?

Se a resposta para as duas questões anteriores forem “sim”, significa que eu realmente compreendi aquela sentença e preciso dizer isso ao Anki, é por isso que existem aqueles botões logo abaixo, devo escolher um deles e clicar:

  • Again -> Você não compreendeu a sentença;
  • Good -> Você compreendeu a sentença mas não foi tão fácil;
  • Easy -> Você compreendeu a sentença facilmente.

É só isso, quando você clicar em um deles, o Anki irá mostrar a próxima carta se houver. Dependendo da sua resposta o Anki irá exbir mais vezes aquela carta prolongar o prazo para que ela apareça novamente.

Bem simples não é mesmo?

Que tipo de informação eu devo adicionar no Anki e onde encontrá-las?

No nosso exemplo, o deck “Sentenças em Japonês” receberia qualquer sentença que você achar relevante adicionar. Porém tome cuidado! O Anki, e tudo que você adicionar nele irá te acompanhar pelo resto da vida, então recomendo que você apenas adicionasse frases que:

  1. Você saiba a tradução;
  2. Você saiba a leitura correta;
  3. Você tenha certeza que está correta ou que é de uma fonte confiável.

Pode parecer complicado, mas existem vários lugares que você pode coletar sentenças como: Jornais ou revistas japonesas, mangás, animes, programas de tv japoneses, material de cursos online ou presenciais e também de postagens diversas que existem no nosso site.

Dicas Importantes:

Sincronize suas cartas em uma conta online!

No Anki, existe um botão para sincronizar todas as suas cartas com uma conta na internet. Desta forma suas cartas ficaram sempre guardadas e você poderá sincronizá-las entre o celular e o computador.

Mundo JP - Sincronizar conta

Ao clicar, o Anki pedirá suas credenciais:

Mundo JP - Credentials

Para criar sua conta, clique no link exibido pelo Anki ou clique aqui.

Depois de se cadastrar é só colocar seus dados no Anki e ele vai fazer uma sincronização.

Sempre que o aplicativo é aberto ou fechado acontecerá uma sincronização automática, então você não precisa se preocupar em fazer isso manualmente.

Revise todo dia!

Para maximizar seus resultados, tenha o hábito de revisar suas cartas todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. Este hábito irá ser extremamente benéfico. No futuro quando houverem muitas cartas no seu deck, o simples esquecer de um dia pode virar uma bola de neve, pois o Anki irá acumular cartas entre os dias e sua revisão pode ficar um pouco cansativa.

Não faça download de baralhos prontos na internet!

Na internet e no próprio site do Anki você poderá encontrar decks com centenas ou milhares de cartas já criadas, os quais você pode importar para a sua coleção. Porém recomendo que não faça isso. Pode parecer tentador adicionar 1000 frases em um dia, mas a verdade é que você terá muita dificuldade para absorvê-las.

O Anki é um aplicativo de revisão e não de aprendizado, por isso é importante que todo o conteúdo adicionado nele tenha sido estudado previamente por você.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre a memória do ponto de vista científico, recomendamos a leitura destes artigos:

http://www.ic.unicamp.br/~wainer/cursos/906/trabalhos/curto-longo.pdf

http://pt-br.cpdpedia.wikia.com/wiki/Mem%C3%B3ria_de_longo_prazo

http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/1/types.htm

Dúvidas? Por favor compartilhe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *